segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CORDÃO DE OURO

CAPOEIRA ARUANDA deve seu nome a esse filme estrelado pelo grande Nestor Capoeira, produzido em 1977, com a participação do MESTRE LEOPOLDINA e MESTRE CAMISA.

O MESTRE CÍCERO TATU estava dormindo e escutou, ao longe de seu sono, um diálogo do filme e teve certeza que ali morava o nome de sua academia, como ele bem conta na primeira parte do histórico da Capoeira Aruanda, já publicado aqui.


Guerreiros de Aruanda, filme obrigatório para os discípulos do MESTRE CÍCERO TATU.



Ficha Técnica

Título Original:  Cordão De Ouro
Gênero:  Aventura
Tempo de Duração:  77 min.
Ano de Lançamento (Brasil):  1977

Distribuição:  Embrafilme
Direção:  Antônio Carlos Fontoura
Assistente de direção: Jorge Duran e Paulinho de Almeida
Roteiro:  Antônio Carlos Fontoura
Direção de produção: Luiz Carlos Lacerda, Walter Wcbb,
Co-produção: Lanterna Mágica, Alter Filmes e Embrafilme
Música:  Antônio Carlos Fontoura
Músicas: Mestre Leopoldina


Sinopse

Em Eldorado, onde a Companhia Progresso reúne a técnica mais moderna e formas primitivas de trabalho, Jorge, um escravo de uma mina de selênio, consegue escapar valendo-se de sua perícia no jogo de capoeira. Perseguido por um helicóptero dos capitães do mato, ele se atira numa cachoeira, sendo salvo pelo Caboclo Cachoeira. O caboclo, que já o esperava, o conduz até Aruanda para Ogum, seu Orixá protetor, que lhe ensina os mistérios da Capoeira. Satisfeito com a perícia de Jorge, Ogum lhe dá um cordão de ouro protetor e uma missão: voltar a Eldorado para livrar seu corpo do cativeiro. Jorge alia-se aos guerreiros da Cidade Verde e juntos enfrentam os capitães do mato, que tentam capturar escravos. Jorge é aprisionado num combate desigual e levado para o mercado de escravos da Companhia do Progresso. Lá é comprado por Dandara, ex-escrava e atual amante de Pedro Cem, o chefe todo-poderoso da Companhia. Encarregadoda guarda pessoal de Dandara. Jorge lidera, pouco depois, uma rebelião de escravos, mas é aprisionado e condenado a ser enterrado vivo. Mas, enquanto cava sua própria cova, ele recebe uma revelação de Ogum, denotando então Pedro Cem e trazendo a liberdade para seu povo.

Elenco

Zezé Motta, Antônio Pitanga, Jofre Soares, Nestor Capoeira, Antônio Carnera, Maria da Graça, Glória Pinto, Kim Negro, José Ribeiro, Fábio Camargo, Carlos Wilson, Conjunto Os Ogans, Mestre Camisa, Miguelão, Mestre Leopoldina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário