quarta-feira, 30 de novembro de 2011

MESTRES DA CAPOEIRA ARUANDA

MESTRE MAURÍCIO RATTO



Hoje, o histórico do maior empreendedor da Capoeira da cidade de Santos e região:


Iniciou a capoeira aos 15 anos de idade em 1983, com o MESTRE CICERO TATU, na época Escola de Capoeira Aruanda. 

Conheceu a capoeira na rua com um amigo que se chamava Agustinho. Maurício por sua vez tinha um amigo chamado Rubinho que conhecia o Cícero (MESTRE CÍCERO TATU). A partir de então, MESTRE CÍCERO TATU passou a dar aulas no quintal da casa do amigo Rubinho onde, Maurício começou a treinar. Maurício pegou todas as graduações, não pulou nenhuma. Nessa época, segundo MESTRE MAURÍCIO RATTO, existiam somente seis cordas.

Um Mestre chamado MESTRE PARADA, um dia precisava fazer uma viagem e convidou o MESTRE CÍCERO TATU, para que ele ministrasse aulas em sua academia (Associação de Capoeira Movimentos), situada na rua Pereira Barreto.

Com o retorno de MESTRE PARADA, MESTRE CÍCERO TATU passou a ministrar aulas no quintal da sua própria casa na rua Epitácio Pessoa e Maurício foi junto com ele.

Logo, MESTRE CÍCERO TATU abriu um a academia na avenida Pedro Lessa, esquina com a rua São José em uma sala pequena. Não demorou muito M. Cícero mudou para sala ao lado (maior), passando desta vez então a se chamar Aruanda, onde tinha aulas de ginástica e capoeira.

Em mais uma de suas mudanças MESTRE CÍCERO TATU foi pra a academia Ativa e seu aluno (Maurício Rato) foi dar aulas no Colégio Leão XIII.

Maurício precisou parar um tempo de dar aulas, pois havia entrado na faculdade e passou a treinar quando podia. Ratto pegou seu cordão de professor aos 20 anos de idade, começando a dar aulas de capoeira na academia Oficina da Dança, na avenida Ana Costa e no Teatro Municipal para o Corpo Estável de Dança da Prefeitura.

Em 1992, montou sua primeira academia na antiga sala onde MESTRE PARADA ministrava aulas, na rua Floriano Peixoto, com o nome Filhos de Aruanda. No ano seguinte, promove seu primeiro Batizado de Capoeira.

Entre 1994/96, recebeu o cordão de Contramestre no Centro comunitário Santa Rosa e, em 1998, recebe o cordão de Mestre.

Em 1994, abre sua segunda academia em cima da drogaria Iporanga, fundando, em janeiro de 1995, o grupo Pró Capoeira. Mudou novamente de instalações neste mesmo ano para a rua Tolentino Figueira nº 164, com o nome de Physical Center, ficando neste local até o fim de 2001. Nessa época, fundou o Clube do Capoeira, organizando vários eventos, tendo sua sede primeiramente na própria Physical e posteriormente na rua Goytacazes nº 19. Infelizmente, o Clube do Capoeira não existe mais.


Enquanto o Clube do Capoeira existiu, muitas foram suas atividades entre festivais, concursos e apresentações memoráveis.


MESTRE RATTO sempre foi muito bem relacionado e prova disso é que até apresentação televisiva ele realizou com o Clube do Capoeira, como bem prova o vídeo abaixo. Apresentação na TV Bandeirantes:




Atualmente...

MESTRE MAURÍCIO RATTO não mora fixamente em Santos, dividindo sua residência e tempo com a cidade Belmonte, no estado da Bahia. Realiza atividades sociais nessa cidade, como doação de vestimentas, atividades culturais, transformando a cidade, recriando o bem-estar e autoestima nas pessoas...




O empreendorismo de MESTRE RATTO é inesgotável, sempre com a sua esposa TATA ao lado. Eles mantêm o registro de suas atividades na cidade de Belmonte/BA no blog: Equipe Riso . 




AXÉ, CAPOEIRA!


4 comentários:

  1. Mestre Mauricio Ratto, clube do capoeira, pro-capoeira, bons tempos, velhos tempos. O mestre Mauricio Ratto realmente realizou muitas coisas na capoeiragem de santos, festivais, alguns batizados, cursos, enfim durante um certo periodo, teve uma atuacao muito significativa para a capoeiragem de santos. Agora respeitosamente nao sei ate que ponto o mestre Mauricio Ratto pode ser considerado como o maior empreendedor da capoeira de santos. Realmente em meados da decada de 90, por alguns anos, o Mestre Mauricio, foi o que mais realizou eventos voltados a arte capoeira, agora nao podemos esquecer, ou ignorar que antes (bem antes), durante, assim como depois, existiu um personagem que pelas coisas que foram pelo mesmo organizadas, pode ser sem duvidas ser considerado como ate o presente momento, o maior empreendedor da capoeira da baixada santista. Refiro-me ao mestre sombra, que por intermedio do mesmo, a baixada santista teve o previlegio de ver em acao mestres como, Canjiquinha, Joao pequeno, Joao grande, lua de bobo, Suassuna, Nenel, Moraes, Acordeon, Raimundo Dias, cobra mansa, jogo de dentro, Joel, urubu malandro, entre outros que me fogem a memoria. Mestre cobrinha verde falaceu uma semana antes de um evento da senzala onde o mesmo (digo mestre cobrinha verde) havia sido convidado e ja tinha confirmado sua presenca, entretanto foi representado pelo filho. Mestre sombra entrou em contato com a esposa de mestre Pastinha, mas nao consegui chegar a um denominador comum com a esposa do saudoso mestre (MESTRE SOMBRA AINDA TEM A CARTA QUE RECEBEU DE JORGE AMADO SOBRE ESSE FATO).Temos tambem os inumeros festivais de capoeira que mestre sombra realizava anualmente no teatro municipal, a inclusao da capoeira nos Cecons ( centros de convivencia), no projeto capoeira nas escolas municipais de santos, foram iniciativas empreendidas com sucesso pelo mestre sombra. A fundacao da liga santista de capoeira, a inclusao da capoeira nos jogos abertos do interior, os encontros internacionais, as paletras com capoeiristas e historiadores, sao algumas da incontaveis realizacoes de mestre sombra. Tenho uma otima relacao com a escola Aruanda, onde aprecio sem economia o mestre Cicero tatu ( UM REFERENCIAL PRA MIM COMO EDUCADOR NA AREA DE CAPOEIRA), assim como gosto muito do Mestre Mauricio Ratto, sempre participei dos eventos que ele organizava ( em termos de organizacao, nao vi igual em santos), entretanto, considera-lo como o MAIOR, `e ao meu ver e entender um pouco exagerado. Nao quero causar mal estar em quem quer que seja, agora acredito que os fatos que estao registrados da memoria de quem viveu ativamente a historia da capoeira em santos, falem por si mesmos.

    Paulo Roberto da Conceicao Oliveira.
    Paulinho.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Paulinho, por seu comentário. Aqui é espaço de debate, sempre.

    Espero que outras pessoas contribuam mais, com comentários tão significativos.

    Espaço aberto para você nos trazer mais sobre história da capoeira.

    Entre em contanto.

    Valeu =]

    ResponderExcluir
  3. O Mestre Sombra é o pioneiro não se pode comparar o Mestre Ratto a ele, a minha intenção não foi, não pode ser essa. Dizer sobre o empreendedorismo do M. Ratto é valorizar seu trabalho prol Capoeira, mas não desmerecer o Mestre Sombra.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. ola mauricio ratto,ja nao nos vemos ha muitos anos,desde afundaçao do clube do capoeira na almeida de moraes,acompanhei sua canditadura na politica,fiquei muito contente em saber que agora a tata é sua esposa um enorme abrço para os 2 ,bons tempos te desejo muitas felicidades vc é 1 cara que merece.valeu ratto seu amigo café,ocara das reformas.meu face:gilmardavid12@hotmail.com

    ResponderExcluir