segunda-feira, 17 de outubro de 2011


CAPOEIRA ARUANDA: ORIGENS
Parte 1

MESTRE CÍCERO TATU conta a história de fundação da CAPOEIRA ARUANDA


COISAS DE ARUANDA

Meu nome é José Cícero França da Silva. Nasci na cidade de Neópolis no estado de Sergipe, no dia 06 de abril de 1961.

Com um ano de idade, vim com minha mãe para a cidade de Santos, estado de São Paulo, como muito migrantes nordestinos em busca de dias melhores. Era o grande êxodo norte/nordeste para região sul do país.

Fui criado por um casal de classe média/alta e sem filhos, o que me proporcionou uma educação diferenciada, pautada pelo respetio irrestrito aos mais velho, aos bons costumes, incentivo a leitura e apreciação da música, independente de tipos e tendencias, incentivo e possibilidades de ter contato com várias práticas esportivas. Mas o futebol foi uma paixão primeira.

Meu primeiro contato com a capoeira foi assistindo a uma roda nas areias da praia de São Vicente. Era uma apresentação da Associação Santista de Capoeira Areia Branca, dos Mestres Corisco e Bandeira.

Em maio de 1978, ingressei na capoeira e, exatamente, na Associação de Capoeira Areia Branca. Tinha como professor o Davi, que era formado do Mestre Corisco.

Treinei na ASCAB até o final do ano 1979, quando, então, me transferi para Associação de Capoeira Senzala de Santos sob a responsabilidade de Mestre Sombra.

Na ASCAB, descobri a capoeira e aprendi a amá-la.

Na Senzala, conscientizei-me da sua importância, como elemento fundamental da minha identidade, da minha história e a responsabilidade para com ela.

Em 1982, me formo na faculdade de educação física e, em junho de 1983, recebo a graduação de professor de Capoeira das mãos do Mestre Sombra e tenho a honra de ter como padrinhos os Mestres: Canjiquinha, João Pequeno, Papo Amarelo, Melo e Rafael (filho do Mestre Cobrinha-Verde).

Em 1985, depois de passar uns tempos dando aula na Academia Movimento's do Mestre Parada, e por insistência de Maurício Ratto, passo a dar aulas no fundo do quintal da minha casa, situada na av. Epitácio Pessoa, no bairro do Embaré, em Santos.

O que era um lance descompromissado, foi crescendo e, ainda sob a insistência de Maurício, resolvemos procurar um lugar mais apropriado para os treinos.

Eu e Maurício encontramos uma sala num conjunto comercial na av. Pedro Lessa, esquina com rua São José, alugamos e transferimos a galera do fundo quintal para a nova academia.

Precisávamos de um nome para a capoeira e foi assim que, voltando de uma festa na Ilha Porchat (São Vicente) numa madrugada de sábado, que eu adormeci no sofá da sala da minha casa, com a televisão ligada.

De repente, escuto uma voz: "Jorge, Jorge, se atira".

Abro os olhos e vejo que o som vinha da tv. Deparo-me com a cena de um homem se atirando de uma cachoeira e sendo salvo por índio. E segue o seguinte diálogo:

"- Eu sou o Caboclo 7 Cachoeira. Seu Ogum quer jogar capoeira com tu.

- Onde?

- Em Aruanda."

Era uma cena do filme "Cordão de Ouro", do cineasta Carlos Fontoura, protagonizado por Nestor Capoeira, Zezé Mota, Jofre Soares e Mestre Camisa.

Meu corpo se arrepiou inteiro, mas não tive medo. Estava escuro, mas não conseguia tirar os olhos da televisão. Em seguida, os dois personagens chegam em Aruanda e há uma voz que vai narrando o que é Aruanda.

O nome da minha Capoeira tinha me encontrado e foi assim que, em março de 1985, é fundada a escola de CAPOEIRA ARUANDA.


Fim da primeira parte

Nenhum comentário:

Postar um comentário