sábado, 29 de outubro de 2011



CORRIDO

O CORRIDO é um tipo de cantiga de Capoeira que é cantado em ritmo acelerado, caracterizando-se por ter versos curtos e simples, ou monossílabos que o cantador executa e o coro responde da mesma forma. Pode-se falar da vida cotidiana, do passado histórico, do momento do jogo e outras situações.

Nenhuma cantiga na Capoeira é cantada por acaso; todas tem um fundamento filosófico, uma finalidade: é um alerta aos jogadores, à pessoas de fora da roda, ensinamentos dos mestres, etc. É importante saber o que não é dito, o implícito das músicas de Capoeira.

Vejamos um corrido bem conhecido e seu significado na roda de Capoeira:

Bem-ti-vi jogô
Gameleira no chão
Jogô, Jogô
Gameleira no chão (coro)
Bem-ti-vi
Gameleira no chão (coro)

Nessa cantiga, o cantador descreve o momento em que um bem-te-vi, um pequeno pássaro de aparência frágil e inofensiva, derruba uma árvore muito grande conhecida como Gameleira - árvore da família das moráceas, pertencente ao gênero  ficus, muito utilizada na fabricação de canoas, vasos e gamelas. 

O cantador associa o pássaro a um dos jogadores de capoeira não completamente desenvolvido nas técnicas da capoeiragem que consegue vantagem sobre o outro jogador, sendo que este é mais capacitado física e mentalmente. O jogador mais experiente é caracterizado como a árvore Gameleira. Tem referência direta à história bíblica de David e Golias, na qual o pequeno Davi vence o gigante com uma simples lançadeira.

Saiba o momento de cantá-la. 
Axé, Capoeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário