CORRIDO
O CORRIDO é um tipo de cantiga de Capoeira que é cantado em ritmo acelerado, caracterizando-se por ter versos curtos e simples, ou monossílabos que o cantador executa e o coro responde da mesma forma. Pode-se falar da vida cotidiana, do passado histórico, do momento do jogo e outras situações.
Nenhuma cantiga na Capoeira é cantada por acaso; todas tem um fundamento filosófico, uma finalidade: é um alerta aos jogadores, à pessoas de fora da roda, ensinamentos dos mestres, etc. É importante saber o que não é dito, o implícito das músicas de Capoeira.
Vejamos um corrido bem conhecido e seu significado na roda de Capoeira:
Bem-ti-vi jogô
Gameleira no chão
Jogô, Jogô
Gameleira no chão (coro)
Bem-ti-vi
Gameleira no chão (coro)
Nessa cantiga, o cantador descreve o momento em que um bem-te-vi, um pequeno pássaro de aparência frágil e inofensiva, derruba uma árvore muito grande conhecida como Gameleira - árvore da família das moráceas, pertencente ao gênero ficus, muito utilizada na fabricação de canoas, vasos e gamelas.
O cantador associa o pássaro a um dos jogadores de capoeira não completamente desenvolvido nas técnicas da capoeiragem que consegue vantagem sobre o outro jogador, sendo que este é mais capacitado física e mentalmente. O jogador mais experiente é caracterizado como a árvore Gameleira. Tem referência direta à história bíblica de David e Golias, na qual o pequeno Davi vence o gigante com uma simples lançadeira.
Saiba o momento de cantá-la.
Axé, Capoeira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário